“Podemos fazer coisas grandiosas”.
Esta frase poderia ser dita por qualquer pessoa, ou por alguém em condição ou ambição de exercer o poder. Não coincidentemente, foi dita por Connor Roy, o primogênito do personagem Logan Roy, “o todo poderoso” da série Succession da HBO. Mas, por que começar este texto falando de Succession?
Não basta apena o fato de que a série foi a grande vencedora do Globo de Ouro de melhor série dramática, por sua terceira temporada, no início de 2022, a frase destacada lá em cima, reflete a realidade da sétima arte como um todo, até mesmo num momento de reconfiguração. De fato, o cinema é grandioso e sua grandiosidade ultrapassa hoje em dia as telas dos cinemas. Algo me diz que o Branding tem alguma coisa a ver com isso. A verdade é que o branding está em todos os setores da indústria cinematográfica, seja o cinema, propriamente dito ou as produções televisivas, que tem ganhado cada vez mais espaço. Quiça, as regras do Oscar.
As ações destinadas ao fortalecimento das marcas são fundamentais no cenário da indústria do entretenimento, que busca manter sua força com negócios lucrativos e capazes de gerar associações necessárias na construção de marcas.
Se tem período para melhor perceber o valor de um marca inserida no cenário cinematográfico e as estratégias de Branding, é no período das grandes premiações do cinema e da televisão.
Um conglomerado de empresas dentro da indústria cinematográfica que faz uso de meios estéticos, de publicidade, marketing de conteúdo e Branded Content, que por ser flexível e adaptável, consegue se posicionar em uma intersecção justamente deste marketing e da publicidade, junto com informação e entretenimento.
As franquias e os milhões
Uma indústria que movimenta bilhões de dólares todos os anos e agrega todo um segmento dentro do mundo cinematográfico, com as franquias.As franquias que assumem o importante papel de multiplicar produtos e serviços provenientes de obras que são capazes de criar temas, mantendo debates e diversos conteúdos. Todo esse envolvimento gera um investimento de alto risco, exigindo esforço contínuo para que as produções sejam bem-sucedidas e continuem gerando lucros para seus investidores.
Voltando para a frase de Connor Roy, observamos que a indústria cinematográfica vem se reconfigurando seja em sua estrutura e estética mercadológica em contextos de integração de segmentos midiáticos ou de entretenimento. O fato é que Hollywood se tornou um símbolo do cinema e que faz parte da cultura dos Estados Unidos. A simbologia é tão forte que se você imaginar o valor de uma estatueta do Oscar, financeiramente falando, nem se compara ao fato do valor agregado para quem a recebe. O mérito profissional que ela tem poder elevar uma personalidade ou obra a outro nível.
O cinema continua despertando sensações e criando conexões fortes e que sempre serão fatores relevantes para a escolha de marca no momento da compra.
O cinema é investimento de alto risco, e um gerador de bilhões em bilheteria, empregador de milhões de profissionais no mundo inteiro, movimentando bilhões em equipamentos, tecnologia e serviços. E que continua investido no mundo do streaming, apostando em novas formas inovadoras e modernas para atrair novos espectadores.
Não há maior herança e impacto do que o branding no cinema e toda indústria que o acompanha. Emoção, diversão, encantamento e a magia são elementos consolidados pela indústria e mesmo com o advento do streaming, com certeza o imaginário não vem de lá.
Se através do streaming pode se fazer coisas grandiosas, acredite. O cinema já fez.
This is a useful post for finding broken links within the website, what about links pointing outwards that are broken? I can use a free web service but wondered if this was possible.
Great tool! I am using a redirect plugin to send all my 404’s to my home page but I think it’s slacking sometimes.